EN
Register

Faq

Faq

O que é a fundação Benfica?

A Fundação Benfica foi criada em 27/01/09 pelo Fundador e Instituidor, Sport Lisboa e Benfica. Foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública pelo Governo Português em 14/01/10.


A Fundação Benfica desenvolve projectos integrados com destaque para a intervenção precoce sobre os factores de exclusão, tendo como preocupação transversal a todas estas áreas a prevenção de comportamentos desviantes e a promoção do sucesso educativo de crianças e jovens enquanto factores determinantes de mobilidade social.


Qual é a visão da Fundação?

A Fundação ambiciona ser uma instituição de referência na área da inovação e responsabilidade social europeia, líder no segmento socio-desportivo, com presença transversal à sociedade portuguesa e sua diáspora, interventiva e com acção de proximidade junto dos públicos em situação de exclusão ou fragilidade social.


Quer afirmar-se como parceira social do estado e da sociedade civil, mobilizadora de pessoas e instituições e catalizadora de dinâmicas locais de desenvolvimento social e capacitação individual e comunitária. 
Finalmente, quer atingir uma implantação internacional recobrindo a mancha geo-sociológica, cultural e étnica que caracteriza o Universo Benfica.


Como se distingue a Fundação?

Pela Universalidade e pela Inovação! 


No meio desportivo a Fundação Benfica distingue-se pelo seu pioneirismo, ambição e capacidade de intervenção.


No conjunto da sociedade portuguesa a Fundação aporta ao sector das solidariedades a capacidade aglutinadora e transformadora do desporto e muito particularmente o potencial inovador do Sport Lisboa e Benfica em termos de intervenção e desenvolvimento social.


A Fundação exprime uma dimensão sociológica do Benfica que ultrapassa largamente a implantação futebolística do clube e capitaliza um Benfica Identitário e unificador, global, geo-socialmente abrangente e transversal à sociedade lusófona.

Poucos símbolos têm o poder de constituir um importante factor identitário, capaz de reunir indivíduos de todas as tendências políticas, orientações sexuais, religiões, etnias, nacionalidades, cores de pele, idades ou estratos sócio-económicos.


Por isso o nosso capital é o nosso ADN, a credibilidade de mais de um século de existência e de afirmação europeia e global da “marca Benfica” que nos deixou como herança um valioso potencial de comunicação e de polarização dos benfiquistas em torno de objectivos de desenvolvimento social e combate à exclusão.


Quais as iniciativas sociais da Fundação?

A Fundação beneficia da Marca Benfica, actuando na área de branding social, uma tendência muito recente na Europa, posicionando-se no terreno da inovação social e na liderança de processos desta natureza. 
Uma das suas inovações reside no cruzamento da actuação da Fundação com as políticas educativas tirando partido da atracção e comunicação do Benfica com crianças e jovens em risco, nomeadamente como género masculino. Esta capacidade abre uma oportunidade inexplorada para projectos de capacitação e desenvolvimento social e pessoal dos jovens.


Um dos projectos de referência da Fundação Benfica para o combate à exclusão social e ao abandono escolar precoce é designado por “Para ti Se não faltares!”. Este projecto envolveu no ano letivo 2010/11 cerca de 500 crianças e jovens e prevê envolver no Ano Lectivo 2011/12, cerca de 1.000 crianças de vários pontos do país, todas elas em zonas críticas urbanas e em contextos desfavorecidos.


A fundação organiza ainda outros projectos e acções como o Benfica Faz Bem, Dia Mundial da Criança, realizações de “sonhos” e outras acções com crianças em tratamento e convalescentes.

No plano internacional a fundação colabora com as Nações Unidas na realização de jogos para recolha de fundos, tendo levado  acabo em 25 de Janeiro de 2010 o VII Jogo Contra a Pobreza cujas receitas se destinaram ao PNUD e às vítimas do sismo no Haiti. No mesmo ano a Fundação Benfica atribuiu três apartamentos a famílias afectadas pela catástrofe natural que assolou a Ilha da Madeira.


Quem é o público-alvo dessas iniciativas?

A Fundação tem como públicos-alvo as Crianças, Jovens, Familias, Idosos, Cidadãos portadores de deficiência, pessoas em situações de diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho. No imediato a Fundação Benfica considerou prioritária a acção junto de crianças e jovens em risco ou em situação de exclusão e debilidade social.


A Fundação aceita donativos?

Sim, pois os mesmos permitem aumentar a sua capacidade de acção e possibilitam a participação de todos nessas mesas acções.


Pode apoiar a Fundação Benfica com um donativo através de:

  • - Transferência para o NIB – 0007 000000737799073 23;
  • - Ou envie um cheque à ordem da Fundação Benfica para a morada:

Estádio do Sport Lisboa e Benfica

Av. Eusébio da Silva Ferreira, Porta 18

1500-313 Lisboa


Os donativos são dedutíveis nos impostos ao abrigo do Estatuto do Mecenato da seguinte forma:

  • - Em sede de IRC
  • - Majorados em 130%, sejam deduzidos para a determinação do lucro tributável, como custos ou perdas até ao limite de 8/1000 do volume de vendas ou dos serviços prestados (artº 62º, nº 3, alínea a) do EBF);
  • Em sede de IRS e realizados por pessoas singulares residentes em território nacional (artº 63º do EBF)
    • - a dedução à colecta do IRS de 25% das importâncias ofertadas;
    • - a dedução à colecta do IRS de 25% das importâncias atribuídas, até ao limite de 15% da colecta, quando os donatários sejam contribuintes com rendimentos da categoria B e processem contabilidade organizada.

Nota: Para que a Fundação Benfica emita recibo de donativo para efeitos fiscais, deverá remeter os seguintes elementos - nome, morada, número de contribuinte e cópia comprovativa do donativo.


Os dados deverão ser enviados para o e-mail fundacao@slbenfica.pt, Fax 21 721 95 46 ou através de carta, para o endereço da Fundação. O recibo será posteriormente remetido para a morada disponibilizada.