Facebook Twitter Imprimir

Conheça em detalhe a Fundação Benfica

A Fundação Benfica foi criada em 27 de Janeiro de 2009 em cumprimento de deliberação do Fundador e Instituidor, o Sport Lisboa e Benfica. Foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública pelo Governo Português em 14 de Janeiro de2010.

A Fundação Benfica visa a concepção, planificação e implementação de diversos projectos de carácter social, educacional, ambiental e saúde, como forma de contribuir para a qualidade de vida do ser humano, em particular de crianças e jovens em situação em risco, promovendo o desporto inclusivo, como defendem organizações internacionais.

Da mensagem do fundador extrai-se:

O Benfica existe em função das pessoas e, é exactamente para elas que a Fundação é constituída. A Fundação Benfica deve assumir-se como uma instituição que congrega muitas vontades, que tem de conseguir reunir à sua volta empresas, instituições financeiras, autarquias e, até, outras Fundações.

Não podemos desistir da construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais generosa! O Benfica foi, é, e será sempre um clube solidário! Assim sendo, o combate a problemas sociais tem de ser prioritário, assumindo desde já que as crianças serão a nossa principal preocupação. Principal mas não exclusiva, uma vez que, infelizmente, os problemas de exclusão social, de pobreza extrema, de marginalização afectam a todos!

(Luis Filipe Vieira, Presidente da Fundação Benfica)

A Fundação tem um papel relevante na sociedade portuguesa desde a primeira hora e uma implantação crescente dentro e fora do país, estando voltada por vocação, missão e tradição histórica do clube fundador, para a dimensão europeia, designadamente comunitária.

A sua acção estende-se e potencia espaços de solução para alguns desafios europeus como o diálogo norte-sul, as relações com África e América Latina e com as instituições internacionais relevantes como a ONU (PNUD), OMS (OMS), UNICEF, OIT e OIM.

Na sua breve história, a dupla Fundação Benfica - Sport Lisboa e Benfica já deu mostras da capacidade técnica e de captação de recursos financeiros para causas humanitárias mobilizando cerca de 52.000 espectadores numa iniciativa. A Fundação Benfica desenvolveu uma parceria inédita com as Nações Unidas, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e nesse sentido realizou o VII Jogo Contra a Pobreza, em Lisboa, em cooperação com o Sport Lisboa e Benfica. Ao todo cerca de 537.000 ? foram recolhidos e entregues ao PNUD de modo a mobilizar a sociedade civil na angariação de receitas a favor das populações do Haiti, na sequência da catástrofe ambiental com o terramoto de 12 de Janeiro de 2010.